Castells: pedagogia-felicidade X organização do ensino-infelicidade

Ao responder a pergunta de Ariana Chagas, Rute Vera Maria Favero e Patrícia Gondim (ler matéria) durante conferência Frenteiras do Pensamento (Sampa, 11/06/2013), Castells nos deixa coisas importantes para refletir:

"A sala de aula continua sendo feita em formas de comunicação que não são as dos jovens, que não são as desta sociedade. E isso não é um problema dos professores, é um problema do tipo de organização – vertical, tradicional." 

Bem, está claro que a organização (administração) prejudica a aprendizagem (pedagogia). Resta entender como isso acontece. Como funciona a escola?

"a internet aumenta duas áreas fundamentais, a sociabilidade e o empoderamento. E quais são as duas variáveis mais importantes na determinação da felicidade das pessoas? A sociabilidade e o empoderamento."

Hummmm... Já que a internet deu aos jovens sociabilidade e autonomia e mesmo assim eles são infelizes na escola, será que a escola impede interação e autonomia? Como funciona a escola?





#educação #inovação #redessociais #economiacriativa #socialmedia #sociedade #valeriafarhat http://valeriafarhat.blogspot.com/ http://educacaoparafilosofia.blogspot.com.br/ http://objetividadeedesburocratizacao.blogspot.com.br/ http://filosofiaparaeducacao.blogspot.com.br/ http://cafelegumes.blogspot.com.br/ http://republicafederativadobrasil.blogspot.com.br/ http://www.legeducacional.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário